Cardiologia

cachorro-coracao

 

 

 

 

 

Se você é proprietário de cão ou gato, você provavelmente vai concordar que ele  tem um lugar especial em seu coração. Mas é preciso lembrar que manter o coração dele saudável é uma de suas responsabilidades.

 

A doença cardíaca nos animais, como em pessoas, pode estar  presente ao nascimento (congênita) ou pode ser adquirida, muitas vezes manifestando os sintomas durante a meia idade.

 

Os cães de pequeno porte apresentam, com maior freqüência, o processo de degeneração ou envelhecimento das válvulas cardíacas, chamado de endocardiose ou doença valvular crônica. Outra doença cardíaca que pode afetar mais comumente os cães de grande porte é a cardiomiopatia dilatada.

 

Os gatos podem desenvolver doenças de evolução silenciosa, como a cardiomiopatia hipertrófica, manifestando-se somente quando já se encontra na sua forma mais grave.

 

Sintomas:

  • Intolerância ao exercício;
  • Fraqueza;
  • Tosse;
  • Dificuldade respiratória;
  • Aumento da freqüência respiratória;
  • Inchaço abdominal ;
  • Desmaio;
  • Coloração azulada da pele e mucosas, devido a uma falta de oxigênio no sangue;
  • Perda de apetite e peso.

 

Os animais possíveis portadores de cardiopatia, ou seja, aqueles que apresentam um ou mais sintomas anteriormente citados, devem passar por um exame sistemático que consiste em:

 

Histórico: avaliação do estado do animal em casa, que é possível através das informações fornecidas pelo proprietário, feito de forma coerente e correta.

 

Exame Físico: abrange, além de outras coisas, a auscultação cardiorrespiratória e aferição e avaliação do pulso.

 

Exame Eletrocardiográfico: fornece dados sobre arritmias, oxigenação do miocárdio, distúrbios de condução elétrica cardíaca e distúrbios eletrolíticos.

 

Exame Radiográfico do Tórax: pode-se observar o tamanho do coração, como encontra-se a estrutura respiratória e vascular cardíaca, e auxilia na diferenciação de uma doença cardíaca de uma doença respiratória.

 

Exame Ecocardiográfico: pode-se visualizar o coração e mensurar o tamanho de suas câmaras, visualizar o fluxo sangüíneo intracardíaco e aferir a pressão intracavitária (utilizando-se o método Doppler e mapeamento em fluxo colorido).

 

Um bom atendimento e controle veterinário podem evitar diversos problemas pro seu pet.

Nosso cardiologista atende com hora marcada, ligue e agende sua consulta!

Arca de Noé Hospital Veterinário 24h

Av Jurema, 672 - Guarulhos - SP | Tel: (11) 2484-4627 / (11) 2484-7506 / (11) 2484-3198